terça-feira, 20 de outubro de 2015

Dica de Filme - Escritores da liberdade.


ESCRITORES DA LIBERDADE: Gênero: Drama. Direção e Produção Richard Lavagranese. Roteiro: Richard Lavagranese e Erin Gruwell. EUA/Alemanha, 2007.

Escritores da Liberdade, é um filme que me tocou bastante, assisti ele varias vezes e não canso, sim é um filme em que se precisa prestar bastante atenção para entender a mensagem na qual ele quer passar.

Baseado em fatos reais, escritores da liberdade conta a historia de professora Erin Gruwell, em que vai lecionar em uma escola da periferia, suas expectativas são altas, ela realmente gosta do que faz e quer passar todo seu conhecimento a esses alunos.
Porém quando chegar na escola, suas expectativas logo acaba, ela se encontra em uma sala, com alunos cheio de ódio, uma infância frustada, por sua família, que cresceram totalmente desacreditados da vida, por ser negros e pobres, eles sofrem muitos, vários ali, são de gangues, vive na violência, alguns só estão ali para cumprir a condicional, na sala existe até um branco, na qual é odiado por todos. Porém com sua pouca experiencia Gruweel não desistiu de seus alunos, mesmo com toda a indisciplina e falta de interesse ela fez de tudo para mudar a realidade desses jovens, começou dando  aulas diferentes, tentando chegar ao máximo perto da realidade deles, depois foi tentando conhecer a historia de cada um, ela propôs que cada um escrevesse e um diário tudo o que eles quisessem, e que ela só iria ler se eles deixasse, e por sua surpresa todos deixaram, mais claro, isso foi depois de bastante esforço e força de vontade, com um trabalho sobre Anne Frank, eles conseguiram a visita de Miep Gies a senhora que abrigou os Franks, e aquilo muito mais ainda a trajetória daqueles jovens.
''Quando eu tiver que defender um aluno no tribunal a batalha está perdida, a batalha deve começar na sala de aula.''
Gruwell,não teve ajuda nenhuma da escola, eles não acreditavam nos alunos, então ela foi atrás sozinha, arrumou mais dois empregos para pagar livros e visita técnicas para os alunos, enquanto do outro lado, sua vida, em seu casamento estava destruído, ela não deixou isso se abater em seu objetivos, ela queria ver o melhor daqueles alunos, queria passar muito mais do que a escola tinha a oferecer para eles, e foi lindo ver essa transformação, o que ela conseguiu fazer com aquela sala, com aqueles alunos, o modo como ela se dedicou, é um filme que me tocou bastante, principalmente a historia de cada um daqueles alunos, e a forma da professora em lidar com aquilo, e se doar por inteira, coisa que é muito difícil hoje em dia.
Com certeza, ela será um simbolo educacional e um orgulho para os professores, ele conseguiu mudar aquele conceito de educação para jovens negros, pobres e em condicional, e mais, ela conseguiu mudar a forma de pensar e agir de cada um e para melhor com certeza.

Palavras é o que não falta para falar desse filme, mais tive que me conter né hahahaha
Recomendo ele para todos com certeza, assistam, e espero que estendam a mensagem e que o filme os toque assim como me tocou, mesmo, é uma realidade que ainda existe e que para muitos é desconhecida.

Confira o Trailer:




Me conte nos comentários o que achou ou se já assistiu.
BeijoOs e até a próxima

Um comentário:

  1. vi na faculdade
    acho q todo mundo deveria ver esse filme! mto bom
    beijo, aguardo sua visitinha http://coisadeguriablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir